quarta-feira, junho 22, 2005

Oh Tempo, já não precisas de voltar para trás



No verão faz-me falta o Outono. Faz-me falta entrar no cinema de tarde e sair já de noite. Levantar a gola do casaco por causa do vento fresco. Sentir o cheiro das castanhas e ouvir as folhas a cair. Prazeres que já não encontro.
Os cinemas nas avenidas fecharam e o vento não sopra fresco em Outubro. Os táxis já não têm a corrente envolta em tubo de plástico verde, que separava o condutor dos passageiros e ajudava a entrar e a sair dos velhos redondos Mercedes. Agora até o metro tem televisão nas estações, onde não se pode fumar.
O lanche na pastelaria da esquina foi substituído pelo hambúrguer no Centro Comercial. Nesses tempos só existia o de Alvalade e o Imaviz. As Amoreiras floriram bem mais tarde.
Faz-me falta esperar pelo Natal para comprar o Jackpot, a melhor colectânea dos êxitos de um ano que parecia nunca acabar. Agora temos MP3 e 56 canais. Acabou a Telescola e a Mira Técnica. Já não há séries policiais à terça-feira e a Lotação Esgotada às quarta-feiras. O Fred deixou de dançar com a Ginger, em vez disso, o Tom leva com um esguicho de água na cara.
O quadro de Abel Manta faz-me sempre regressar a esse tempo guardado na memória infantil.
Houve algo do passado que se perdeu, não se transformou, como mandam as leis da ciência antiga.
No entanto, há mundo novo que espreita e que quer entrar. Um Mundo que soube transformar o tempo que pensava perdido: O Mundo JellyJah.
JellyJah é futuro com memória dentro.
Não me vou deixar vencer pela nostalgia, só faltam 3 dias.

6 Comments:

Blogger AZ diz...

É por causa dessas e de outras que ando a pensar em comprar casa em Trás-os-Montes!
Vais ver se não compro!
Isto já não me diz nada...procuro, procuro, mas já lá não está!
Não gosto desta Lisboa! Não é a minha!

22 junho, 2005 12:36  
Anonymous Anónimo diz...

Não vale a pena. Agora até Santarém tem um shopping. Em vez de grelhados nas adegas, agora comem-se saladas fast food.... Estamos cercados. Valha-nos São JellyJah.

22 junho, 2005 14:46  
Anonymous Anónimo diz...

...É sim senhora, minha cara jellygina! No Alentejo é que se está bem, mas confesso que "esta Lisboa que eu amo" como diz a canção, já me diz pouco.Fugir daqui, arranjar uma barraquita lá pró sul, é a minha próxima etapa... até lá, contento-me - e muito bem - com Jellyjah!!!!!

22 junho, 2005 17:37  
Blogger AZ diz...

Lisboa, deixo-te!
Ou foste tu que me deixaste?!

22 junho, 2005 19:01  
Anonymous Anónimo diz...

... Não fiques triste, La Z Jelly! Como no livro do Astérix ainda existe uma "piquena" aldeia que não foi invadida pelos "romanos"... O nosso refúgio Jelly... onde esquecemos que esta cidade, lentamente se despede da nossa nostalgia e onde brindamos à nossa magia... esta de sermos companheiros da mesma "luta" clandestina!!!! eh eh eh! Estou contigo!

22 junho, 2005 19:33  
Blogger José Pedro Frazão diz...

Sem querer ofender o teu gosto, RC, tenho lá em casa uns quadros tipo Abel Manta para vender...

22 junho, 2005 20:26  

Enviar um comentário

<< Home