sexta-feira, julho 15, 2005

Crónica de um deserto anunciado



Sempre pensei que viver no Deserto era fácil. Quentinho durante o dia, fresquinho à noite, um pouco de pó e de areia. Estava muito enganado. O que mais custa é suportar a paisagem. Para onde quer que olhemos, o horizonte é sempre igual, areia e mais areia.
Esta travessia do Deserto não estava a revelar-se fácil.
É difícil manter o moral elevado quando andamos a vaguear sozinhos na areia quente e incómoda. Tentei desesperadamente contratar um ou mais guias, mas nem os camelos me quiseram acompanhar. No entanto, decidi prosseguir, porque no Deserto, mais do que noutro lado qualquer, parar é morrer, sobretudo quando já percorrermos uma distância considerável.
Também fui enganado com aquela história de ir para o Deserto meditar. No meio do nada, a única coisa que nos passa pela cabeça é voltar para o tudo.
Exemplo desta agonia foi a experiência que tive. Seguia protegido pelo Jilab, louco da vida e farto da porcaria da areia quando avistei ao longe uma forma difusa que bailava ao sabor das ondas de calor. Apresentava uma cor alaranjada e tinha um ar apetitoso. Quanto mais me aproximava, mas nítido ficava aquele estranho objecto. Não queira acreditar no que via. Tinha dez andares de altura e mais de 20 metros de largura, era um gigantesco Jellyjah. Corri como um louco para o alcançar, mas ele brincava comigo, afastava-se, até que acabou por desaparecer. O Jellyjah era apenas uma miragem. Tinha evaporado sob aquele sol impiedoso.
Vi-me a chorar como uma criança a quem roubam o chupa-chupa. Aquela miragem avivou-me a memória de tempos de abundância no Reino de Jellyjah. Mas a realidade era agora dura e implacável. O calor desencadeou a seca desértica. É preciso caminhar muito para encontrar pequenos oásis. Fiquei fulo, quando percebi que para além do Ferrero Rocher e do Mon Cherie, também o Jellyjah se retira no Verão.

PS: Depois da Alegoria da Caverna de Platão, ofereço-vos a Alegoria do Deserto Jellyjah por RC.

6 Comments:

Anonymous Anónimo diz...

Que grande Alegoria RC!
Vês? Estás a ir no bom caminho...

15 julho, 2005 20:48  
Anonymous Anónimo diz...

"Para atravessar contigo o deserto do mundo
Para enfrentarmos juntos o terror da morte
Para ver a verdade para perder o medo
Ao lado dos teus passos caminhei

Por ti deixei o meu reino meu segredo
Minha rápida noite meu silêncio
Minha pérola redonda e seu oriente
Meu espelho minha vida minha imagem
E abandonei os jardins do paraíso

Cá fora à luz sem véu do dia duro
Sem os espelhos vi que estava nua
E ao descampado se chamava tempo

Por isso com teus gestos me vestiste
E aprendi a viver em pleno vento."
Sophia de Mello B.Andersen

16 julho, 2005 00:44  
Anonymous Anónimo diz...

Gostei da tua alegoria!
Pipas tem razão estás no bom caminho!

16 julho, 2005 00:47  
Anonymous Anónimo diz...

Obrigado CC. Não precisas de o dizer, há muito que caminhamos lado a lado. O nosso deserto é único onde todos os dias crescem flores.

16 julho, 2005 00:48  
Anonymous Anónimo diz...

Ai meu Deus...!!! Vou chorar de tanto amor e romantismo! (chuif chuif...) Vocês são o MÁXIMO!!! Vês RC, como eu tenho razão?... Vou beber um copo à vossa, mas não é dos "radioactivos"...

16 julho, 2005 16:32  
Blogger AZ diz...

Estão a nascer flores na Penha... tenho q ver isso!!!

18 julho, 2005 16:05  

Enviar um comentário

<< Home